top of page
Buscar
  • Foto do escritorjornalistasms

#ofiltro Terroristas planejam um atentado contra Jair Bolsonaro?

Um seguidor da nossa Fanpage no Facebook (ainda não curtiu? Clique aqui) questionou a veracidade de informações disseminadas na internet pela jornalista e deputada Federal eleita Joice Hasselmann (PSL) sobre um suposto documento afirmando que “a Venezuela, o Irã e o Hezbollah estão articulando interferências na eleição presidencial do Brasil”.


Trata-se de uma carta de suposta autoria do congressista norte-americano Dana Rohrabacher, do partido Repúblicano, que teria sido enviada a Mike Pompeo, secretário de Estado americano, pedindo atenção ao processo eleitoral brasileiro.


O conteúdo do documento viralizou na internet, em diferentes veículos e com abordagens distintas. Alguns vídeos circulam no WhatsApp e mostram pessoas comuns, e que declaram abertamente apoio a Jair Bolsonaro (que também é do PSL, o partido de Hasselmann), afirmando que a suposta ameaça terrorista seria direcionada principalmente ao candidato. O site da Revista Veja e o IG, além de outros inúmeros portais menos conhecidos e de procedência duvidosa - que cumprem todos os quesitos para se enquadrar como 'fake news' (excessos de adjetivos, carência de fontes, entre outros) - também divulgaram o suposto documento.


tag: FAKE


Em primeiro lugar, ainda não se pode confirmar a veracidade da carta.


O que é seguro dizer, no entanto, é que, caso o documento tenha mesmo sido escrito por Dana Rohrabacher, ele expressa preocupação com as eleições no Brasil de modo geral, e não com Jair Bolsonaro, especificamente.


O congressista teria mencionado o episódio em que Bolsonaro foi esfaqueado e, em razão disso, pedido mais cuidado com a segurança durante o pleito. "Tanto quanto possível, por favor faça o que se possa fazer para garantir que as eleições no Brasil sejam livres e justas e que todas as medidas de segurança aos candidatos sejam colocadas em prática", teria dito na carta.


Quanto a comprovação de que a carta foi escrita por Dana Rohrabacher, #ofiltro verificou que o deputado norte-americano não comentou o caso em seu site oficial ou em suas redes sociais. O site IG afirmou nesta matéria (clique aqui) que internautas brasileiros tentaram interagir com o congressista, mas não obtiveram resposta. Também não houve, até momento, nenhuma manifestação da secretaria de Estado dos EUA a respeito da eleição no Brasil. TAGS: PROCEDE A informação foi apurada e está correta PROCEDE, MAS A informação procede, porém necessita de alguns esclarecimentos SENSACIONALISMO A informação procede, mas foi divulgada de forma alarmista NÃO SE SUSTENTA Não há informações oficiais que comprovem a informação FALSO A informação foi apurada e está incorreta O texto faz parte do trabalho independente de checagem de informações da Frente de Jornalistas pela Democracia. Quer saber se o que está na internet é verdade? Mande-nos um WhatsApp (67) 99131-4959 e a gente apura!






8 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page