O editor executivo do site The Intercept Brasil, Leandro Demori, estará em Campo Grande (MS) no dia 21 de agosto, quando apresentará a palestra “Jornalismo Investigativo e Democracia – A experiência do The Intercept”.
O evento integra o calendário de comemorações dos 30 anos do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), comemorados em outubro de 2019, e é promovido pela Frente de Jornalistas pela Democracia-MS, o Sindicato de Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (Sindjor-MS), e o Laboratório de Investigação em Jornalismo, Direitos Humanos e Narrativas Complexas (Griot/UFMS/CNPq), com apoio da Associação dos Docentes da UFMS (ADUFMS) e Filiados Unidos para Resgatar o SINTES-MS (Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Sindicais de Mato Grosso do Sul).
Na palestra, o jornalista aborda o novo modelo de Jornalismo independente adotado pelo The Intercept, e que vem ganhando força no Brasil e no mundo. O Intercept foi fundado em 2013, nos Estados Unidos, por um grupo de repórteres investigativos, entre eles Glenn Greenwald. O site deu voz a Edward Snowden, revelando o esquema de vigilância global Agência de Segurança Nacional (NSA). Foi com a publicação dos documentos disponibilizados pelo ex-analista de sistemas da NASA que o mundo tomou conhecimento da dimensão do sistema de vigilância global norte-americano. Em agosto de 2016, Glenn trouxe o site para o Brasil, com as mesmas premissas que orientaram o surgimento do site nos Estados Unidos em 2013. Após a publicação de inúmeras reportagens e investigações de relevância nacional, como a do assassinato da vereadora Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes, a atuação da milícia no Rio de Janeiro, grilagens de terra no Norte e Nordeste brasileiro, entre outros temas ligados à defesa dos Direitos Humanos, o The Intercept Brasil ganhou repercussão nacional e internacional ao publicar, em junho deste ano, as três primeiras reportagens da série #VazaJato, revelando os bastidores da Operação Lava Jato. O material, que, segundo o Intercept, foi enviado por uma fonte anônima, mostra chats trocados no aplicativo Telegram entre o atual ministro da Justiça, Sergio Moro, e os procuradores da Lava-Jato. Na época, Moro atuava como juiz na operação. O teor das mensagens gerou questionamentos sobre a imparcialidade da operação e também sobre os limites éticos do Judiciário brasileiro.
Sobre o palestrante
Leandro Demori é jornalista, e editor-executivo do The Intercept Brasil desde 2017. Formado pela PUC-RS, se especializou em Jornalismo Investigativo com ênfase em máfia pela Associação de Jornalismo Investigativo do Lazio (Roma, Itália), e certificado como Investigador Web pela City University London (Inglaterra). É autor de Cosa Nostra no Brasil, a história do mafioso que derrubou um império. Entrada
O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita, porém, as vagas são limitadas e a entrada no local do evento será garantida por ordem de chegada, mediante lotação do espaço. Os portões serão abertos a partir das 18 horas.
Serviço
“Jornalismo Investigativo e Democracia – A experiência do The Intercept”
Hora: 19 horas
Data: 21 de Agosto
Endereço: FETEMS - Rua 26 de Agosto, 2296 - Centro
Comments